terça-feira, 30 de abril de 2013

3ª edição dos Jogos Universitários da URI!

No último fim de semana (27 e 28 de abril) aconteceu a 3ª edição dos Jogos Universitários da URI Campus de Santiago. Idealizado pela Profª Drª Ludmilla Oliveira Ribeiro e promovido pelo Diretório Acadêmico de Ciências Biológicas, o evento busca integrar técnicos, graduandos, professores e funcionários da URI por meio do esporte.










Premiação:
1º lugar: Medalhas e um capão
2º lugar: Medalhas e três fardos de cerveja
3º lugar: Um fardo de cerveja


Em 3º lugar ficou a equipe Só Kanela, representante do curso de Direito.



O vice-campeão foi o time Equipingola, representante do curso de Administração.



E a grande campeã foi a equipe Clube União de Jaguari, também representante do curso de Direito.


(Fotos: Felipe Aires)

terça-feira, 23 de abril de 2013

Quem ameaça quem de verdade?


Nos últimos dias, temos acompanhado uma série de discussões sobre o 'atraso nas obras de uma hidrelétrica' por conta de um 'sapinho que cabe na palma da mão' e infelizmente a abordagem dada sempre coloca o pequeno anfíbio como vilão, quando na verdade seria justamente o contrário, a obra ameaçando o animal! 

Uma das reportagens mais comentadas foi a veiculada pelo site "Zero hora" (veja a reportagem aqui: http://tinyurl.com/bwtlcdp), que também comentou sobre outro sapo que emperrou outra obra e sobre o comentário do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre a questão (veja o vídeo aqui: http://www.youtube.com/watch?v=Qzu-qrBQkPs).

Por conta disso, gostaríamos de divulgar essa Carta Eletrônica enviada ao "Zero hora".
Vale a pena parar para ler! 
"Carta eletrônica enviada a Zero Hora.
Caros editores e redatores da ZH,

É vergonhosa a postura da ZH perante o polêmico caso do licenciamento ambiental da PCH Perau de Janeiro e seu envolvimento com a espécie endêmica e ameaçada de sapo, Melanoprhyniscus admirabilis.
O texto foi construído de forma extremamente parcial, onde a posição técnico-científica, que possui amparo legal na constituição e na legislação ambiental brasileira, é reduzida a mera ideologia. Saibam que a conservação de uma espécie biológica é obrigatoriedade constitucional, sustentada por critérios científicos e éticos mundialmente reconhecidos. O Brasil peca por não reconhecer o valor de sua biodiversidade, a qual poderia estar aliada ao desenvolvimento e não impedindo-o, como frisa o texto de vocês. Os países desenvolvidos sabem muito bem desse ponto e a biopirataria ocorre desde sempre em nossas terras, com patentes de produtos de alto valor mundial (vide Captopril e o caso da Petunia exserta) sendo extraídos de nosso território. A biodiversidade é a grande riqueza nacional ainda não reconhecida.

Nosso modelo de desenvolvimento segue sendo o modelo colonial, onde somos o grande exportador de commodities (soja, minério de ferro, alumínio, celulose, etc), produtos sem grande valor agregado. Nessa lógica entram as obras do PAC, principalmente aquelas que constituem o setor energético. As empresas do setor eletrointensivo são as grandes consumidoras de energia elétrica em território nacional. As obras não estão a favor da população em geral. Os casos emblemáticos de Belo Monte e Pai Querê representam de forma quase caricatural essa situação.

Uma matéria que não menciona sequer um aspecto desse panorama maior e usa frases de tendência clara e alinhada com o empreendedor como "Animal raro emperra construção de usina no Vale do Taquari", "Um animal que cabe na palma da mão de uma criança ameaça a construção de uma hidrelétrica em Arvorezinha, no Vale do Taquari." e "Atrasada, a obra pode não avançar por colocar em risco de extinção do sapo que só existiria no Rio Grande do Sul." mostra claramente seu descompromisso com a verdade.

Pergunto-lhes:

- O animal emperra a construção de uma usina? Qual é o processo já estabelecido e qual é o interferente? A espécie existe há milhões de anos. A hidrelétrica é a novidade que deveria estar sendo contestada e repensada. Não só pelos problemas ambientais, mas sua proposta deveria ser alvo de um pensamento crítico mais criterioso. Para quem vai essa energia? Para quem serve esse investimento? Sabiam que a produção energética da usina (1,8 MW) é inferior a um ÚNICO aerogerador moderno (2 MW)?

- O tamanho do animal é proporcional à sua relevância ecológica? Essa é a ideia que o texto parece passar...

- A obra não está atrasada. A realidade é que a lei concebe a possibilidade de a obra NÃO SE CONCLUIR. Sim, isso é possível, de acordo com as leis de Licenciamento Ambiental.

Encerro reafirmando o imenso descontentamento do setor acadêmico e científico com a equipe de reportagem da ZH no tratamento dado a esse caso. Fica evidente a posição vergonhosa do veículo. A Zero Hora, mais uma vez, presta um desserviço à população, fornecendo conteúdo claramente tendencioso. Qualquer um com um mínimo conhecimento de psicologia de massas e retórica sabe reconhecer o mecanismo de uma estratégia de manipulação e devo afirmar que, nesse quesito, os senhores fizeram um bom trabalho."

Texto de Paulo Barradas

A musica fala tudo...


sexta-feira, 19 de abril de 2013

Pequenas atitudes ajudam muito!


Será??

Cientistas dizem que vão trazer à vida 24 animais que foram extintos 
Espécies que se encontram na lista de animais extintos poderão ser encontradas de novamente na natureza.

Os pesquisadores se reuniram em uma conferência TEDx em Washington, patrocinado pela National Geographic, para discutir a possibilidade de trazer de volta 24 animais extintos. Os dinossauros não se encontram nessa lista, porque o DNA é muito antigo.

Quando um animal deixa de existir, não há mais volta, sua linhagem é extinta e a única maneira de se ter contato com essa espécie seria através de animais reconstruídos em museus. Porém, os cientistas estão trabalhando em um novo processo chamado desextinção. O objetivo é trazer animais que viveram na Terra, mas que de alguma forma foram extintos, através da obtenção de amostras de DNA. O material genético pode ser conseguido com exemplares conservados em museus.

As equipes escolheram a lista dos animais utilizando uma série de critérios, e discutiram a ética de trazê-los de volta à vida. Eles discutiram se a espécie é desejável, se realizaram uma importante função ecológica ou se eles eram amados pelos humanos. Foi considerado também se esses animais conseguiram ser reintroduzidos novamente na Terra e quais foram às razões da extinção da espécie.

O Quagga, uma espécie de zebra das planícies, vivia na região da África do Sul. O último animal foi baleado em 1870 e o último em cativeiro morreu em 1883.

O pássaro Dodo evoluiu sem predadores naturais, mas foi forçado à extinção pelo homem que matou todos eles por comida, por isso foi incluído na lista dos 24 animais sujeitos a desextinção. Como o Periquito-da-Carolina, visto pela última vez em 1904, que foram caçados até se tornarem raros.

Os pesquisadores discutiram opções práticas para recolherem o DNA; poderia ser o acesso de amostras de tecidos de boa qualidade ou células germinativas, a fim de reproduzir a espécie.

Segundo o Jornal americano Washington Post, cerca de 10 anos atrás, uma equipe de cientistas da França e da Espanha trouxe de volta uma cabra selvagem extinta, mas que viveu apenas 10 minutos.

O custo para o processo de desextinção varia de espécie para espécie, mas pode chegar a custar centenas de milhares de dólares.

O Projeto Lázaro foi um dos primeiros a trazer o termo: desextinção das criaturas. Desenvolvido por cientistas australianos, as experiências ocorrem durante cinco anos, para tentar trazer de volta o sapo da espécie Rheobratrachus silus, que desapareceu em 1983. Através da implantação de um núcleo da célula "morta" em um ovo ‘fresco’ de outra espécie de rã. Porém, os embriões clonados duravam poucos dias, mesmo assim foram congelados na esperança de avanços futuros.

Outros animais estão incluídos na lista de desextinção como: o Tigre da Tasmânia, que viveu na Austrália, Tasmânia e Nova Guiné até 1960. O Pica-Pau Marfim visto pela última vez no sudeste dos Estados Unidos em 1940. O Mamute-Lanoso que viveu na ilha de Wrangel, no Oceano Ártico até 4.000 anos atrás.

Os cientistas podem acessar carcaças de DNA bem preservadas e congeladas das criaturas e possivelmente recriá-las. Será? Vamos esperar..
Fonte : NOVOJORNALRO    Autor : Jornal Ciência 

quinta-feira, 18 de abril de 2013

Sala de aula com um contêiner reciclado

Essa sala de aula foi instalada na África do Sul e feita com um contêiner reciclado.
Uma das partes interessantes do projeto é que além de uma sala de aula, o espaço exterior foi construído com uma escada que acaba se tornando um pequeno anfiteatro para apresentações culturais e espaço de interação para as crianças.
Dentro do contêiner há mesas para estudo e espaço de leitura com puffs e uma pequena biblioteca. Além disso, na parte exterior também podem ser instalado um pequeno parquinho com escorregador e balanços.
O projeto é da TSAI Design Studio, localizada em Cape Town na África do Sul.




Certas atitudes são mesmo necessárias?


As pessoas têm umas manias que não são nada ecológicas, como por exemplo, ligar a torneira para conseguir fazer xixi ou o chuveiro para disfarçar os ruídos desagradáveis do número 2. A Akatu conseguiu um desenvolvedor que faz algo interessante e divertido: O Fake Shower App.
Infelizmente é uma gracinha que só funciona em iPhones, mas mostra direitinho quanta água você economizou. Que tal repensar essas atitudes?

                     

Do jeito que a coisa anda...


quarta-feira, 17 de abril de 2013

Horta sustentável feita com canos de PVC!




Uma ótima ideia, não?

Realmente, o melhor caminho para o futuro!


Reciclagem e Reutilização: Pequenas atitudes que fazem a diferença para a natureza!


A consciência ambiental e a conservação da natureza devem ser exercitadas não só pela sociedade, mas também por cada um de nós em nosso cotidiano. Ao fazer nossa parte em casa, no trabalho e mobilizando as pessoas que nos são próximas, estamos colaborando para um planeta mais saudável.
Hoje em dia, com o tempo cada vez mais escasso, acabamos nos esquecendo de fazer coisas primordiais em nossas vidas que, porventura, podem refletir negativamente em nossas vidas ao longo dos anos.
A quantidade de lixo e outras coisas que deixamos diariamente não é brincadeira, por isso que o objetivo de reciclar é reaproveitarmos os materiais utilizados por nós. Os benefícios da reciclagem são muitos como: economia de energia, maior preservação dos recursos naturais, diminuição do lixo aterrado, diminuição dos impactos ambientais entre outros.
Pois bem, agora que aprendemos sobre a importância de se reciclar, vamos ver como podemos ajudar o meio ambiente.

. Seja solidário: doe roupas, sapatos e aparelhos que não usa mais. Eles podem ser úteis para outras pessoas;
. Conserte os eletroeletrônicos sempre que possível para evitar comprar novos e gerar mais lixo;
. Procure comprar produtos que permitam a reutilização das embalagens com refil;
. Dê preferência a produtos fabricados com materiais reciclados. Desta maneira, você estará reduzindo o uso da matéria-prima, gastando menos energia e ajudando o planeta;
. Guarde o lixo com você até encontrar um local adequado caso estiver na rua;
. Separe o lixo e mande-o para a reciclagem. Separando o lixo, você estará gerando emprego para catadores e dando oportunidade a reciclagem de materiais;
. Utilize talheres, copos e pratos de louça. Os descartáveis geram lixo e demoram a se decompor;
. Tenha em casa uma pequena composteira com restos orgânicos como cascas de frutas, legumes e folhas. Ela produz adubo natural para o seu jardim e de seus vizinhos;


Estas são apenas algumas das dicas de coisas que podemos fazer e com isso ajudar a natureza e o meio ambiente. Vamos fazer a nossa parte?

Aí está um ótimo vídeo falando sobre um dos nossos temas primordiais: Sustentabilidade!



"Pensar em sustentabilidade é pensar na família, no próximo e em você mesmo."
                                                                                    Dijalma Augusto Moura

terça-feira, 16 de abril de 2013

O Futuro da Vida por Edward Wilson

Sinopse - O Futuro da Vida - Um Estudo da Biosfera Para a Proteção de Todas as Espécies, Inclusive a Humana - Edward O. Wilson

Edward Wilson nos apresenta em O Futuro da Vida, uma reflexão sobre a preservação da natureza, ecologia e ambientalismo.Num mundo ameaçado pela destruição iniciada pelo ser humano em sua busca por riqueza, progresso e desenvolvimento, milhares de espécies naturais correm o risco de extinção em poucos anos.Mas o mais assustador é que o homem também corre o mesmo risco, pois está destruindo sua própria casa: o Planeta Terra.A principal preocupação deste livro é com a extinção cada vez maior de espécies e ecossistemas. Para o autor, a estratégia para salvar a fauna e a flora mundiais começa, como todas as questões humanas, com a ética. A consciência moral, de acordo com o autor, seria então, a única arma para a preservação da vida.Contendo sete capítulos, além de um glossário e um índice remissivo, este livro alerta e esclarece a questão da conservação ambiental, assunto que interessa e afeta todos os seres humanos


A preservação depende de nós...


Simples assim !


Sustentabilidade é ser ético e solidário!

   

Uma palavra que está na moda e na mídia. Mas, será que a sustentabilidade será a redentora do caos em que estamos? Sustentabilidade é ser ético e solidário. É ter compaixão pela Terra. É estar atento ao grito de socorro que ela nos emite através das catástrofes ambientais. Não seremos sustentáveis enquanto não deixarmos de lado o nosso egoísmo, enquanto cedemos aos apelos do mundo consumista. Enquanto milhares de pessoas morrem de fome e nós muitas vezes colocamos a comida no lixo, ou porque não queremos ou não sabemos como reaproveitá-la, porque temos demais e não nos preocupamos com quem não tem. Enquanto não sairmos do nosso comodismo da nossa inércia um mundo sustentável será difícil.

                                                                                                                                                            Escrito por  Nadir Ap. Dias Ferrari

Sempre... Sempre !